sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Caixinhas de Música


Não é novidade para ninguém que aqui na Maryland, temos uma "pancada" forte por Caixas de Música... O culpado (ou abençoado) é o Sr. Antoine Favre, um relojoeiro suíço que teve a excelente ideia de pôr os relógios a dar música. Estávamos no ano de 1796...
Agora, em 2013, na Land da Mary, podemos fazer uma pequena viagem até lá!






Espreitem aqui um pouco mais desta história:
'
No início o mecanismo musical foi criado sobre o princípio dum pente que através das suas linguetas levantam as lâminas fazendo-as vibrar, sobre o princípio de um disco raso com pontos acordados que provocam um som.
Rapidamente houve a ideia de substituir o disco por um cilindro com linguetas levantadas e colocadas paralelamente a séries de lamelas individuais. Nesta época, a fabricação de caixas de músicas era feita de um modo muito artesanal. As peças eram montadas individualmente por artesãos nas suas casas. Na maioria dos casos os artesãos eram camponeses que aproveitavam os seus tempos livres durante os longos períodos de neve, para aumentar os seus rendimentos. 
Por volta de 1820 teve-se a ideia de substituir as lamelas por um pente ou um teclado feito duma só peça aumentando deste modo, a sua ressonância.
 O melhoramento mais relevante, que tinha por função reduzir as vibrações dos parasitas provocados pelas lamelas deve-se a aparição dos abafadores. Estes abafadores, no início eram feitos de penas de galinhas. Por volta de 1875, Charles Paillard, os irmãos Nicole assim com outros fabricantes começaram por fabricar caixas de música individuais. Os métodos mudaram e os milagres da industrialização permitiram inventar máquinas capazes de reproduzir cilindros em grande número a preços reduzidos. (...)'


De ♡ 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Portugal faz coisas boas!!!

 
A nossa loja já é conhecida como a loja dos Cheirinhos! Que delícia... até os mais pequenos já escolhem que aroma vão colocar nas gavetas do quartinho...

Hoje destacamos a nossa linha de aromas portugueses: a Saboaria Portugueza e Castelbel, apaixonantes...

"A Castelbel é uma média empresa localizada no Grande Porto que se dedica ao fabrico e comercialização de sabonetes e outros produtos de luxo perfumados para a casa e para o corpo.
A designação Castelbel decorre do nome da localidade onde sempre se situaram as suas instalações, Castêlo da Maia, e do seu âmbito de atividade original: o fabrico de produtos de beleza.

Ao iniciar a sua atividade em 1999, com apenas 9 trabalhadores, a empresa começou por se dedicar ao fabrico de sabonetes artesanais, destinados exclusivamente ao mercado dos Estados Unidos da América.
Apostando simultaneamente na tradição e na inovação, a Castelbel foi crescendo de uma forma sustentada e aumentando continuamente o número de trabalhadores: os 9 iniciais transformaram-se em 15 no ano de 2003, em 37 no ano de 2006 e em 56 em 2013. Esta equipa, que inclui químicos e engenheiros químicos de grande capacidade técnica e designers extraordinariamente criativos, tem vindo a perimtir à empresa diversificar a sua carteira de produtos e a alargar os seus mercados.

Tendo sempre como principal aspeto distintivo a excelência dos seus sabonetes, em 2005 a empresa registou internacionalmente as marcas Castelbel e Portus Cale, tendo começado a desenvolver linhas de produtos sob essas marcas em 2006 e 2008, respetivamente. Atualmente, a Castelbel e a Portus Cale são constituídas por muitos outros produtos para além dos sabonetes, como velas, ambientadores, difusores de fragrância, papeis perfumados, cremes de mãos e cremes de corpo.

A tendência exportadora da Castelbel tem-se mantido desde a sua fundação, com o mercado externo a representar atualmente mais de 70% do volume de vendas. E já há muitos anos que os Estados Unidos da América deixaram de ser o único destino das exportações, que são feitas agora para muitos outros países, com especial destaque para a Espanha, a Inglaterra, a Alemanha e a Austrália. No momento, a principal aposta da empresa está a ser colocada nos mercados da Rússia, do Brasil e do Japão.

O desempenho da Castelbel tem vindo a ser apreciado por diversas entidades nacionais, tendo-lhe sido atribuído o estatuto Top Exporta 2012, PME Líder 2013 e PME Excelência 2012."


 Saboaria...




 
Desejo de reinvenção 

"Noticias elegantes devoram-se em segundos .   
O passado está cosntantemente a intrometer-se no presente e no futuro .
Dez anos de representação e gestão de uma centenária fábrica de sabonetes pertença da família.
A vantagem de ter atrás de si mil pontos de comparação.
Dons especiais que a inclinam para alquimias certas.
O seu percurso não é acidental e traça o plano de um êxito
Rosário Mota com a apoio do marido, Álvaro Lobato, avança para a sua própria colecção e em 2006 cria a Saboaria Portugueza.
Reinterpreta e elogia as memórias de Portugal que conjuga na perfeição com o contemporâneo e cria versões livres, expressões de todas as fronteiras.

Doses, proporções e combinações.
Todos os passos,seleção de matérias primas, forma de extração de aromas, composição de novas fragrâncias, desenvolvimento e aperfeiçoamento de texturas são  acompanhados de perto pela Saboaria Portugueza. 

O olhar tem os seus devaneios


A Saboaria Portugueza criou algo de diferente para o seu dia.
Pelo gabinete de criação e design  passam sensações, ideias e  considerações estéticas. Os designers seguem múltiplas referências.
Cada linha, as suas texturas e aromas, o seu universo, o seu tema a sua música. Tudo isto é maravilhosamente traduzido  em embalagens hipnóticas ,verdadeiras caixas poéticas.
Nelas nos ficam os olhos.
A Saboaria Portugueza apresenta uma  colecção de luxuosos sabonetes de células branquíssimas,  gel de banho, creme corporal ricos em óleos essenciais, autênticos concentrados naturalmente nutricionais.
Para um conforto absoluto, as texturas são de seda pura e as fragrâncias leves  e luminosas, poderosas e sumptuosas.
Completa a colecção  uma vela aromática e  ambientador de casa.



Itinerários com impressões duradouras

Obra exposta com reconhecimento nacional e internacional,  Portugal, Itália, França, Inglaterra, Japão, Austrália , Canadá,  E.U.A.
conhecem bem a Saboaria Portugueza .
O Mapa da  Saboaria Portugueza promete ser redesenhado."