sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Caixinhas de Música


Não é novidade para ninguém que aqui na Maryland, temos uma "pancada" forte por Caixas de Música... O culpado (ou abençoado) é o Sr. Antoine Favre, um relojoeiro suíço que teve a excelente ideia de pôr os relógios a dar música. Estávamos no ano de 1796...
Agora, em 2013, na Land da Mary, podemos fazer uma pequena viagem até lá!






Espreitem aqui um pouco mais desta história:
'
No início o mecanismo musical foi criado sobre o princípio dum pente que através das suas linguetas levantam as lâminas fazendo-as vibrar, sobre o princípio de um disco raso com pontos acordados que provocam um som.
Rapidamente houve a ideia de substituir o disco por um cilindro com linguetas levantadas e colocadas paralelamente a séries de lamelas individuais. Nesta época, a fabricação de caixas de músicas era feita de um modo muito artesanal. As peças eram montadas individualmente por artesãos nas suas casas. Na maioria dos casos os artesãos eram camponeses que aproveitavam os seus tempos livres durante os longos períodos de neve, para aumentar os seus rendimentos. 
Por volta de 1820 teve-se a ideia de substituir as lamelas por um pente ou um teclado feito duma só peça aumentando deste modo, a sua ressonância.
 O melhoramento mais relevante, que tinha por função reduzir as vibrações dos parasitas provocados pelas lamelas deve-se a aparição dos abafadores. Estes abafadores, no início eram feitos de penas de galinhas. Por volta de 1875, Charles Paillard, os irmãos Nicole assim com outros fabricantes começaram por fabricar caixas de música individuais. Os métodos mudaram e os milagres da industrialização permitiram inventar máquinas capazes de reproduzir cilindros em grande número a preços reduzidos. (...)'


De ♡ 

Sem comentários:

Enviar um comentário